sábado, 21 de março de 2020

TIPOS DE AÇÚCAR - ESCOLHA O MAIS SAUDÁVEL


O objetivo é o mesmo : adoçar. No entanto a variedade de açúcar não é a toa. Apesar de terem a origem da cana-de-açúcar em comum, cada tipo de açúcar apresenta caracteriísticas diferentes. "Quando falamos de açúcar, devemos sempre dar preferência à sua forma mais natural possível, para que traga algum benefício ao organismo."

REFINADO

 O mais conhecido e utilizado, esta versão passa pelo processo de refinamento, quando grande parte da sua composição é descartada, dando lugar para aditivos químicos como o enxofre, com intuito de deixá-lo branquinho e solto. Há a perda de vitaminas e minerais naturais da cana-de-açúcar, deixando o açucar como uma caloria vazia, isto é , sem nutrientes, servindo apenas para saciar o paladar e aumentar os níveis de glicose no sangue. O mais prejudicial e grande vilão do grupo de açúcar é o mais consumido pela população em geral: o AÇÚCAR REFINADO.

ORGÂNICO 

O diferencial se dá na forma de cultivo e processamento, já que não são utilizados agrotóxicos nem substâncias artificiais em nenhum momento. Tem o mesmo poder adoçante do açúcar refinado e cristal. Por exigir mais cuidados na produção, esta variedade tem valor mais elevado.

MASCAVO 

É a versão mais bruta do açucar, extraído após o cozimento do caldo-de-cana, o que mantém o sabor característicos. É úmido e tem coloração escura. Por não passar pelo refinamento, conserva alguns nutrientes como ferro e cálcio. Mas não é porque é mais saudável que pode ser consumido em grandes quantidades.  Sendo açúcar, vai aumentar os níveis de glicose no sangue e promover o aumento de peso.

LIGHT

É a combinação de açúcar refinado com adoçantes artificiais como o aspartames, o ciclamato, a sacarina ou sucralose que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafézinho só precisa de 2 gramas de açúcar para adoçar, contra 6 gramas do açúcar comum. Por isso quem consome o light ingere menos calorias. Como contém açúcar comum não é aconselhavel para os diabéeticos.


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