quarta-feira, 25 de março de 2020

COMO ESCOLHER ADOÇANTES

Adoçantes são substitutos ideais para o açucar ?


Eles são pobres em calorias e poderosos em adoçar. Seriam a melhor opção, se os adoçantes não carregassem com elesalguns problemas, como excesso de substâncias químicas. "Para o dibaético o adoçante é melhor, para uma criança ou jovem normal, qu tende a gastar mais calorias,  o açúcar e preferível."Além disso após ingerir o adoçante, a vontade de comer doce não é totalmente suprida, já que não produz o mesmo efeito no cerébro que o açúcar e uma vez que os doces feitos com adoçantes, dá a impressão que podem ser consumidos em maior quantidade, ledo engano. O ideal é sempre variar entre o aspartame, sacarina, etc., e tentar escolher os extraídos de vegetais como o esteviosídeo e sucralose. 

Abaixo algumas características dos principais adoçantes:

ACESSULFAME: é sintético e utilizados na produção de bebidas, chocolates e geléias. Não apresenta efeitos tóxicos, mas é contarindicado para pessoas hipertensas e com doenças renais, pois é rico em potássio e sódio.

ASPARTAME: vindo dos aminoácidos dos alimentos, é bastante usado em produtos industrializados. Não é indicado para culinária, pois perde seu poder adoçante em altas temperaturas. Existe uma associação ao surgimento das doenças tais como: tumores, alergias, Alzheimer e Parkinson. É contraindicado a portadores de fenilcetonúria e grávidas.

CLICLAMATO: sintético, estável em temperaturas elevadas e bastante usado em produtos dietéticos. Deve ser evitados por hipertensos e doentes renais.

FRUTOSE: é soluvél em água e não sensível a temperaturas elevadas, conservando seu sabor. Além de ser natural, tem absorção mais lenta que a glicose, porém estudos indicam o comprometimento do organismo na absorção de minerais.

ESTEVIOSÍDEO: extraído da planta Stévia rebaudiana é estável a altas temperaturas. É 100% natural, sem qualquer componente artificial em sua formulação.

SACARINA: derivado do petróleo e resistente a altas temperaturas. É contarindicado para hipertensos e pacientes com comprometimento renal.

SUCRALOSE: tem como base a sacarose, resiste a altas temperaturas e não apresenta efeitos tóxicos. É metabolizada pelo organismo e liberado pela urina em 24 horas. Não contém containdicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário