quarta-feira, 12 de abril de 2017

CORRIDA NA ÁGUA

                  Emagrecimento e força muscular sem lesões


   Você já pensou em correr dentro da piscina ? Existe um esporte que permite essa sensação. É a deep water, modalidade de hidroginástica com a ajuda de um colete flutuante em água profundas, na qual se praticam corrida e exercícios localizados e movimentos da natação e do atletismo.




   Os exercícios da deep water são totalmente sem impacto para as articulações. A atividade melhora o nível de força e flexibilidade do praticante, porque é realizado na água, contra a resistência constante. Entre os benefícios proporcionados pela deep water estão: emagrecimento, força e resistência muscular geral, flexibilidade, correção postural, condicionamento físico e desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória.



É indicado para qualquer um que busque saúde e melhoria na qualidade de vida. Há recomendações para sedentários, pessoas que estão se recuperando em lesões nas articulações ou cirurgias, obesos e pessoas que têm problemas cardiovasculares (a pressão hidrostática da água exige menos esforço, fazendo com que a frequência cardíaca seja mais baixa que na prática de exercícios fora d'água).

OPÇÕES DE ATIVIDADES EM ÁGUAS PROFUNDAS

DEEP RUNNER - Corrida executada na parte funda da pisina com o auxílio de colete flutuador. O praticante não toca os pés no chão e trabalha, sobretudo, os músculos inferiores.

FIGHT - A resistência da água da piscina simula o saco de pancadas. O praticante projeta chutes e socos com a ajuda de uma espécie de luva de boxe. Desenvolve os músculos das pernas e braços, além de trabalhar a flexibilidade e condicionamento físico.

HIDROJUMP - Com o auxílio de uma minicama elástica, o praticante impulsiona o corpo dando saltos, e treina equilíbrio, força e coordenação motora. É recomendado para o condicionamento cardiorrespiratório e o fortalecimento ósseo, além de estimular o sistema linfático, removendo resíduos metabólicos.

HIDROBIKE - Semelhante a bicicleta de spinning, trabalha a parte posterior e anterior das coxas e das pernas e os membros superiores. Desenvolve força, resistência muscular e tem baixo risco de provocar lesões, já que o impacto nas articulações dos joelhos e tornozelos é quase zero.

PORQUE EXERCÍCIO NA ÁGUA FAZ BEM

  • Emagrece (gasto calórico de até 450 calorias a cada 60 minutos de aula)
  • Melhora o condicionamento e a força física, a postura e a flexibilidade;
  • Equilibra a pressão arterial;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Reduz o impacto sobre as articulações, coluna, quadril, joelhos e tornozelos.


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