sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

JEJUM INTERMITENTE


COMER OU NÃO COMER ?
CONHECE O JEJUM INTERMITENTE ?




Jejum Intermitente

Atualmente se fala muito em jejum intermitente e agora vou procurar explicar um pouco sobre o assunto.

Jejum intermitente é uma nova “técnica”  de emagrecimento e nada mais é que comer quando se está com fome.

Todos sabem como é a rotina de alguém que quer seguir uma dieta saudável, balanceada e trabalha, por exemplo. É aquela dor de cabeça, na noite anterior prepara-se marmitinhas para o dia todo. Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, café da tarde, jantar, ceia, e olhe lá se não tiver mais alguma refeição. O Jejum Intermitente promete mudar esse problema, pois consiste em fazer refeições mais balanceadas, menos vezes por dia. É uma forma rápida e segura, apenas regulando o horário e a quantidade das refeições.
A dieta ideal para isso deve ter como base verduras, legumes, carnes e ovos. Para um bom resultado, é interessante diminuir muito a quantidade de carboidratos, e aumentar a quantidade de gorduras boas.
Usemos também as gorduras naturas, que são as gorduras dos alimentos.
Para você entender melhor, quando ingerimos acima de certas quantidades de carboidratos, o organismo aumenta a produção de insulina, o que reduz a taxa de glicose no sangue. Quando isso ocorre, logo vem a fome outra vez. Você nunca percebeu, que após comer uma pratada de macarrão, ou um pão com alguma coisa, logo a fome apareceu novamente?

Experimente, por um dia, trocar refeições normais (arroz, macarrão, pães) por refeições sem carboidratos (alguns legumes, verduras, carne, frango, ovo). Esse tipo de alimentação sustenta muito mais, além de ser muito mais saudável.
DIETA DO JEJUM INTERMITENTE
Para seguir esta dieta é bem fácil (teoricamente). Você precisa adaptar o seu corpo a ingerir menos carboidratos, portanto, antes de começar o jejum, resolva esse quesito na sua alimentação diária. Quando você fizer isso, perceberá que a fome vai diminuir, junto com ela, a necessidade de 6, 7 ou 8 refeições diárias.
O segundo passo é esquecer açúcar, acostume-se ao cafézinho, chá, sucos, e outras bebidas sem ele. De preferência puros. Por mais que pareça impossível e desumano tomar um café sem açúcar, é uma questão totalmente de costume,pode usar algumas gotas de adoçante.
Depois do corpo acostumar a ficar sem glicose, proveniente da alimentação, os baixos níveis de insulina irão fazer com que a vontade de comer fique cada vez mais reduzida. Agora é a hora de iniciar o jejum com tranquilidade, pois seu corpo já está se utilizando da quebra de gordura de reserva para gerar energia.

Como fazer Jejum Intermitente?

O método mais comum, é fazer jejum diariamente, por 16 horas, ficando as outras 8 horas livres para alimentação. Uma ideia seria almoçar e jantar dentro dessas 8 horas, e o restante do tempo jejuar.
Eu, pessoalmente, creio que com o tempo não há a menor necessidade de criar um mecanismo para que você cumpra a dieta. Coma quando tiver fome dentro dessas 8 horas, quando o organismo se acostumar, ficará em piloto automático e você nem vai se lembrar que está jejuando.
Os métodos de Jejum intermitente mais conhecidos são:

Jejum de 16 horas:
Como foi dito, é o mais comum, consiste em comer em uma janela de 8 horas por dia, e não comer nas outras 16 horas.
Para facilitar, vou dar um exemplo:
Se você dorme das 23h as 7h, já são 8 horas de jejum. Basta adicionar 4 horas antes de dormir e 4 horas depois de acordar em jejum. Ou seja, acordar as 7h, almoçar depois das 11h e jantar antes das 19h;
Jejum de 24 horas

Consiste em fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana. Exemplo: Se você jantar hoje as 20h, fique até amanhã as 20h sem comer nada. Repita outra vez na semana;
Jejum de 36 horas

Este tipo de jejum, não é recomendado para qualquer um. Todos devem ser acompanhados por um profissional, mas esse mais ainda. Em alguns casos, as pessoas necessitam usufruir melhor e por mais tempo do jejum intermitente, portanto é aqui que o jejum de 36 horas se encaixa.
DIETA DO JEJUM INTERMITENTE EMAGRECE ?
E eu gostaria de lembrar que para perder peso, você só precisa de uma coisa: ingerir menos calorias do que gasta. Isso é difícil mensurar, pois, para viver, para andar, para correr, para dormir, para tudo, nós gastamos calorias. Inclusive, hoje em dia as dietas atuais nem contam mais calorias. O que eu quero dizer é que não adianta fazer horas e mais horas, ou mesmo dias de jejum intermitente, e comer o que quiser, demasiadamente e sem qualidade nas janelas. Coma corretamente assim como em qualquer outra dieta.

Benefícios do Jejum Intermitente

·                     reduz a depressão;
·                     aumenta a concentração;
·                     diminui a ansiedade;
·                     acelera o metabolismo;
·                     ajuda a regular a pressão;
·                     auxilia no emagrecimento
·                     propicia uma melhora hormonal;
·                     facilita o preparo da comida;
·                     para quem trabalha, são menos potinhos na mochila;
·                     menos fome, mais saciedade;
·                     aumenta os níveis de hormônio do crescimento;
·                     melhora a reparação celular;
·                     reduz a resistência a insulina;
·                     reduz inflamações;
·                     previne certos tipos de câncer;
·                     reduz o colesterol ruim;
·                     pode prevenir o Mal de Alzheimer;

Contra indicações do Jejum Intermintente

Antes de mais nada, as mulheres devem ter mais cautela ao fazer o jejum. Alguns estudos mostraram que algumas mulheres podem piorar o nível de glicose fazendo jejum intermitente. Por isso é importante o acompanhamento profissional, e o principal, o teste. Se não estiver servindo para você, não faça. Simples assim.
Crianças, adolescentes, mulheres grávidas, diabéticos e idosos não devem fazer jejum intermitente em hipótese alguma.

Saiba antes de fazer o Jejum Intermitente:

Água/liquidos: são liberados água, café sem açucar, chá sem açucar, e somente em casos extremos de fome ou fraqueza, suco de fruta puro.
Suplementação:  polivitamínicos, creatinas, minerais, aminoácidos como BCAA’s, podem ser consumidos durante o Jejum intermitente. Não é apropriado tomar whey, albumina, e outros suplementos calóricos, pois assim você estará saindo do jejum.
Massa Muscular: algumas pessoas pensam que fazendo JI, perderão massa muscular. Assim como na alimentação normal, vai depender da quantidade e qualidade da comida ingerida. Quem treina e busca hipertrofia deve ter em mente que a alimentação durante as janelas devem suprir todas as necessidades para o aumento de massa magra. Se tudo estiver nos conformes, nenhuma grama de massa será perdida, possivelmente ocorrerá um aumento dela.

Café da manhã: quem faz o Jejum Intermitente de 16/8 costuma tomar café puro ou com adoçante de manhã para tirar uma possível fome matinal. Caso a fome seja muito grande (não passe fome, em hipótese alguma isso faz bem), coma uma fruta. Nos primeiros dias é comum sentir fome de manhã, principalmente quem ainda não está acostumado com a dieta.

Dicas Finais: o Jejum Intermitente, é uma mudança brusca e significativa na sua alimentação. Para evitar possíveis desconfortos, danos a saúde, e outros problemas, tenha em mente que você deve ter uma alimentação saudável. Não adianta fazer Jejum Intermitente e quando for comer, se entupir de porcarias.


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